Novidade: Disconto de um ebook Kindle!
Disconto de um ebook Kindle! Jack Cottrell – Batismo: Um Estudo Bíblico
Para celebrar a vida e o legado do Dr. Jack Cottrell, Lamp Publishing está a oferecer um disconton no seu livro Batismo: Um Estudo Bíblico, um dos seus livros mais conhecidos e amados.
A primeira referência no Novo Testamento ao batismo cristão está na Grande Comissão, conforme registado em Mateus 28:19–20. Isto sugere, é claro, que o batismo cristão é distinto de todos os batismos que o precederam na Bíblia, incluindo a ocasião em que Jesus foi batizado por João, o batismo de João em geral e o batismo que era realizado pelos discípulos de Jesus.
“Portanto, vão (ir) e façam (fazer) discípulos de todas as nações, batizando-os (batizar) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os (ensinar) a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês.”.
Mateus 28:19–20a, NVI
O termo principal nesta comissão é “fazer discípulos”, no versículo. 19 (traduzido como “ensinar” na Almeida Revista e Corrigida). Os primeiros dois verbos apresentados nestes dois versículos, “vão” e “façam” estão no imperativo; os outros dois elementos da Grande Comissão são particípios. Assim, “ir” é o pré-requisito para fazer discípulos — e “batizar” e “ensinar” são os meios para fazer discípulos.
Importância Exclusiva
A primeira coisa que nos surpreende sobre esta passagem é o facto de o batismo ser mencionado como uma comissão tão concisa e fundamental. É importante realçar que o batismo é distinto da categoria de “todas as coisas” que os discípulos devem ser ensinados a obedecer. Isto é especialmente importante devido à frequente visão protestante de que o batismo é somente uma das “boas obras” da vida cristã, que é apenas um “ato de obediência” comparado aos muitos outros atos de obediência que devemos executar simplesmente porque Deus ordenou. Se isto é verdade, então por que o batismo é destacado de forma específica, separado de “tudo o que eu ordenei a vocês”?
A forma como a comissão é redigida sugere que o batismo tem uma importância distinta no processo de fazer discípulos. Podemos concordar que o termo “todas as coisas” (em grego, panta) se refere às boas obras ou atos de obediência pertencentes à vida cristã; noutras palavras, refere-se a todo o âmbito de santificação que se segue à conversão. Apesar do termo ser abrangente (“todas as coisas”), o batismo não está incluído nele. A implicação clara é que o batismo não deve ser colocado na categoria das boas obras cristãs. Ele tem um significado distinto de qualquer ato de obediência esperado de um cristão, e tem uma importância que vai muito além do que qualquer um desses atos.
Em Nome de…
O elemento no próprio texto que confirma a importância exclusiva do batismo é a expressão “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (versículo 19). Uma pessoa é batizada literalmente “no nome” da Trindade. Qual é o significado desta expressão e o que ela nos diz sobre o significado do batismo?
Biblicamente, o nome de uma pessoa não era apenas um meio arbitrário de identificação, mas era considerado algo intrinsecamente relacionado à própria pessoa, representando as suas qualidades, o seu carácter e a sua própria natureza. Assim, “o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (um único nome) representa as próprias pessoas da Trindade. Ser batizado em nome da Trindade é nada menos do que ser batizado na Trindade como tal.
O que isto significa pode ser explicado com mais precisão quando entendemos como é que a expressão “em nome de” foi usada nos tempos do Novo Testamento. A frase é “eis to onoma”, que era um termo técnico usado no mundo dos negócios e do comércio dos gregos. Foi usado para indicar a entrada de uma quantia em dinheiro ou um item de propriedade na conta que leva o nome do seu dono. O uso deste termo em Mateus 28:19 indica que o propósito do batismo é nos unir com o Deus Triúno em relações de propriedade; tornamo-nos sua propriedade de uma maneira especial e íntima. Como diz M. J. Harris, uma vez que a expressão denota transferência de propriedade, em Mateus 28:19 ela significa que “a pessoa que está a ser batizada passa a ser posse do Deus Triúno”.
Uma Nova Condição
A discussão de Mateus 28:19–20 sugeriu que o batismo não deve ser equiparado a atos ordinários de obediência, mas deve ser considerado como uma experiência de conversão que traz uma união com o próprio Deus. Assim, o que se sabe, mesmo desta passagem, justifica a avaliação de que o batismo tem significância salvífica. De facto, parece que Deus está a instituir o batismo como uma nova condição para a salvação na era do Novo Testamento, além do que foi exigido na época pré-cristã (nomeadamente, fé e arrependimento). Por que isto deveria ser assim? A resposta pode ser encontrada em Mateus 28:19–20, quando refletimos sobre o facto de que o batismo cristão é o batismo em nome da Trindade.
Resumo
Jack Cottrell, Batismo: Um Estudo Biblico. Colorado Springs: Lamp Publishing, 2021.