Deus enviou Jesus a este mundo para nos salvar dos nossos pecados (Mateus 1:21). Muitas vezes, isto é o que as pessoas consideram ser o centro do evangelho, a salvação dos pecados para que possamos ir para o céu depois da nossa morte. Esta não é a única razão pela qual Deus enviou Jesus ao mundo. É uma razão pela qual Deus enviou Jesus ao mundo, mas não é a única razão. Se desenhássemos um círculo que circunscrevesse tudo o que está no Evangelho, o perdão dos pecados estaria do lado de dentro do círculo. Contudo, nós fizemos do perdão o conteúdo todo desse círculo. Há uma grande diferença.
Pense em Jesus como Salvador — leia Mateus 1. Jesus é Aquele que liberta as pessoas daquilo que (ou aqueles que) as oprime. Este é Jesus sendo o profeta, assim como Moisés de Deuteronómio 18:18, que esteve em conflito com o faraó com o objetivo de libertar o seu povo do jugo da escravatura e da opressão. Isto é tanto físico como espiritual. Envolve toda a nossa pessoa. Agora olhe para Géneses 3 e a maldição que aí se encontra.. A maldição afeta a pessoa por completo, porque o pecado afeta completamente a pessoa. Jesus veio para nos libertar da escravidão do pecado (Romanos 8). Portanto, Jesus é Salvador, mas num sentido mais amplo do que apenas nos salvar do pecado.
Quantas vezes encontra a palavra “perdão” no Novo Testamento? Ela é usada poucas vezes! É usada na versão NVI apenas 15 vezes, uma vez nos salmos e 14 vezes no Novo Testamento. A palavra “perdoar” é usada um pouco mais vezes — 62 vezes no Novo Testamento. Muitas destas são as instruções de Jesus sobre como perdoar os outros. Isto é um pouco chocante se pensarmos que o perdão dos pecados é a mensagem central (ou única mensagem) do Evangelho. Poderíamos pensar que ela teria aparecido no Novo Testamento com mais frequência do que aquilo que na realidade aparece.
Tal como o Evangelho é maior do que apenas o perdão, o perdão está relacionado com muitas outras coisas para além do pecado. Em português, normalmente usamos o perdão de forma errada. Em grego existe uma rede mais ampla de significados e o significado básico da palavra principal para perdão (aphesis) é “o ato de libertar e libertar de algo que confina” ou “o ato de libertar de uma obrigação, culpa, ou castigo” (BDAG).
Jesus veio para nos salvar e nos libertar. O perdão está relacionado com a libertação das pessoas ou livramento das mesmas daquilo que as oprime. Isto funciona com o pecado porque o perdão liberta as pessoas da culpa e da pena dos seus pecados (Lucas 24:47, Atos 10:43). Mas há outro versículo que eu quero destacar que não é tão óbvio mas ilustra o alcance do significado desta palavra e esse versículo é Lucas 4:18. Aqui está o versículo. Veja se consegue identificar a palavra que pensa que foi traduzida a partir de aphesis,
O Espírito do Senhor tomou posse de mim,      por isso me escolheu      para levar a boa nova aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos prisioneiros,      para dar vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e      para proclamar o tempo favorável da parte do Senhor.
Na realidade, o ministério de cura de Jesus era um ministério de perdão. Era um ministério de “apofese” — um ministério de libertação. Por vezes, ele libertava as pessoas dos pecados (Marcos 2:5). Outras vezes ele libertava da doença através do ato de curar. Não quero dizer que no sentido de que a doença estava errada, mas sim que Jesus libertou-lhes da doença — liberta-os num sentido momentâneo de um resultado da nossa escravidão à decadência (doença corporal humana). Quando Jesus curou a mulher que sofria de hemorragias durante 18 anos, libertou-a — livre da impureza que a tinha separado da adoração, libertou-a da separação social e cultural dos seus pares, e libertou o seu corpo da doença que a aprisionava.